top of page

Publicidade ou Marketing?


Se você faz parte do grupo de pessoas que não consegue decidir entre as carreiras propostas na pergunta da publicação, seja bem-vindo ao resumo que pode te ajudar nessa escolha. Vamos diferençar as duas carreias na parte teórica e suas áreas de atuação, além disso, no final terá uma breve associação entre as duas profissões. Vamos lá!


Publicidade:


O que é Publicidade?

A Publicidade é uma atividade profissional dedicada à difusão pública de empresas, produtos ou serviços, especificamente, propaganda comercial. Utiliza técnicas específicas para divulgação e atinge diversas áreas de conhecimento como planejamento, criação e veiculação de peças publicitárias. É uma carreira com caráter mais criativo, "espontâneo" e isso que difere de diversas outras áreas.

Peças publicitárias são elementos produzidos para uma campanha publicitária, como: cartazes, banner, jingles, etc.

A publicidade auxilia outras áreas no seu desenvolvimento, seja divulgando o serviço de um médico ou advogado, promovendo ao público novas descobertas da ciência, etc.


Existe diferença entre Publicidade e a Propaganda?

Sim, existe. A publicidade é uma propaganda voltada para o meio comercial, existe um ciclo de investimentos e retorno financeiro, como a venda de certo produto ou serviço. Já a propaganda segue um caráter ideológico, como anúncios do governo para o uso de camisinha, essa já apresenta uma mensagem sem fins financeiros.


Qual a influência da publicidade na sociedade?

O profissional de publicidade (publicitário) tem como objetivo persuadir o seu público-alvo à comprar seu produto ou serviço. Usando artifícios estratégicos, busca formar opiniões e definir escolhas para que exista sucesso em sua campanha. Enquanto o publicitário pode atrair olhares para um serviço inovador e útil, como as primeiras campanhas de serviço de internet, também pode enganar o público criando mitos sobre produtos, como fazer propagandas de cigarro associando a prática de fumar como algo positivo ou sensual.

Além disso, também pode impor certos padrões ou ações sociais. Vemos peças publicitárias sobre moda, roupas e acessórios que nos levam à um sentimento de desejo e estipulam o que é moda e o que deve ser usado.

Outro exemplo seria o "cachorro COFAP". COFAP é uma empresa de amortecedores e por causa de um comercial de televisão, os cachorros da raça Dachshund receberam o nome de COFAP, graças a imensa exposição daquela peça publicitária.

Nesse endereço é possível ver várias peças publicitárias da COFAP: https://www.youtube.com/watch?v=FQC-VvBQjfk



Marketing:


O que é Marketing?

Para Philip Kotler, um dos melhores profissionais de marketing no mundo, é a ciência e a arte de explorar, criar e entregar valor para satisfazer as necessidades de um mercado-alvo com lucro. Marketing identifica necessidades e desejos não realizados. Ele define, mede e quantifica o tamanho do mercado identificado e o potencial de lucro. Ele aponta quais os segmentos que a empresa é capaz de servir melhor e que projeta e promove os produtos e serviços adequados.

Para você ser um profissional de marketing você precisa, antes de tudo, ter uma mente analítica. É uma profissão que existe mais técnicas de pesquisa do que criatividade.


Quais tipo de Marketing existem? É possível atuar em outras áreas?

Os tipos de Marketing permitem ao profissional uma certa flexibilidade, onde pode tratar tanto de assuntos internos quanto assuntos externos de uma empresa. Abaixo serão exemplificados três tipos de Marketing acompanhados de uma breve explicação, caso queria se aprofundar em algum tópico clique no assunto desejado:

Endomarketing: Essa é uma estratégia de marketing voltada para ações internas nas empresas. Tem como objetivo promover e envolver os próprios colaboradores de uma determinada organização.

Marketing de Relacionamento: São todas as ações tomadas pela empresa como forma de criar e manter um relacionamento positivo com os seus clientes.


Ligação entre o Marketing e a Publicidade:


Quando o Marketing tem sua estratégia pronta sabendo qual público será atingido, qual investimento necessário, possível retorno lucrativo e outros fatores relacionados a pesquisa de marketing, o publicitário entra com a mente criativa para criar uma peça publicitária que seja atrativa para aquele "alvo". Essa relação de vínculo cria, praticamente, uma dependência entre as profissões.









 Publicações Recentes 
bottom of page