top of page

Beto Tupinambá - Agência Tijuca



Beto Tupinambá trabalha na agencia online Agência Tijuca, que pode ser visualizada no link: www.agenciatijuca.com.br . Possui 21 anos de experiência em vendas e 8 anos de Publicidade e Marketing. Beto é a prova de que nunca é tarde para ingressar no que queremos. Descubra nessa entrevista que uma parceria com uma lanchonete pode gerar um futuro ambicioso, tão ambicioso a ponto de inovar um Marketing pouco utilizado no Brasil. Veja:


- Porque escolheu a área de comunicação social?

Então, eu não escolhi esta área, ela acabou me escolhendo. Quando eu era mais novo, a primeira faculdade que eu fiz foi administração, pois era um curso novo e considerado como de humanas e sempre me considerei uma pessoa da área propriamente dita, e administração se pararmos para pensar possui muitos aspectos de exatas. Acabei parando no quinto período e fiquei até os 30 anos sem fazer faculdade. Quando voltei, em 2005, decidi por comunicação porque eu já era professor, algo que requer muita comunicação. Além disso, também era vendedor, tanto como linha de frente como gerente e descobri que eu precisava desta faculdade. Muito tarde fui descobrir isso, e acabei perdendo ótimas oportunidades na vida.


- Quais são as dificuldades da profissão?

Eu nunca segui para área de publicidade propriamente dita, vamos dizer “oficial”, ou seja, aquele publicitário que se regulamenta como um. Então não posso te responder essa pergunta com muita objetividade porque nunca corri atrás de agência nenhuma, nunca pisei em uma agência, no entanto, hoje eu tenho a minha e nós fazemos muitas publicidades “não tradicionais”, novas.


- Vocês desenvolvem um novo conceito de marketing?

É, eu acho que sim, o marketing de PDV. Não é que a gente inventou este tipo de marketing, mas é um conceito pouco desenvolvido no Brasil, especialmente no Rio.


- O que é o marketing de PDV?

Nós cuidamos de tudo o que envolve o atendimento ao cliente, desde o que ele vê na loja, a forma que ele é atendido, o procedimento de atendimento, como que o atendimento o leva até a venda, como que a venda é feita, quem volta depois para comprar de novo, etc.


- Já teve dúvidas sobre sua carreira?

Já, na verdade eu sempre tive dúvidas, sempre quis algo em que eu falasse ou escrevesse, algo em que eu usasse meu poder de argumentação para atingir algum objetivo. Eu acho que cada dia que passa, as pessoas se diferenciam uma das outras, quanto mais elas desenvolvem esse poder de argumentação, não digo só para resolver problemas pessoais ou familiares, mas também para ganhar dinheiro, em criar campanhas que sejam simples, rápidas, objetivas e diretas.


- Qual foi o seu primeiro passo na carreira?

Olha, a primeira coisa que eu fiz como publicitário foi criar sites, eu não possuía um emprego fixo na época, mas eu sabia fazer sites. Procurei plataformas em que pudesse montar sites e eu trabalhava novas organizações no site. O meu primeiro cliente foi a Fornalha - tradicional lanchonete de botafogo -. Fiz uma parceria com uma designer e nós fizemos um site lindo para eles, que tinha um conceito novo de ficar tudo numa página só, não tinha scroll down, era como se fosse um quadro e tudo ficasse se alternando no quadro, fez um grande sucesso na época e então comecei a fazer sites com conceitos diferentes.


- Quem te inspira e por que?

Philip Kotler me inspira muito na área, para mim ele é “O cara”, o Deus supremo, máximo. Henry Ford também é um monstro sensacional. E para falar numa pessoa atual não tem como não mencionar Steve Jobs, ele é a prova de que a publicidade é útil, traz valor ao seu produto, coloca sua marca em um lugar onde não tem como outras oferecerem concorrência, simplesmente porque não tem sua marca neles e ele com a Apple provou isso. As pessoas pagam três vezes mais em um telefone, não porque você está comprando um telefone, sim porque você está comprando um Apple. Jobs foi revolucionário.


- Qual sua projeção para o futuro?

Nós, da Agência Tijuca, começamos com uma parceria com a Google, fazendo um produto que hoje não vendemos mais. O nome desse produto era Google Business View e agora se chama Google Street View Trusted. Nós estamos querendo voltar a vender esse produto devagar e ele consiste em fazer a mesma navegação que é possível no Google Maps, só que por dentro do negócio, ou seja, é como se você batesse na porta de uma padaria e caminhasse dela, funcionando também, obviamente, para lojas e shoppings. Estamos fechando também contrato com Spotify, para anúncios. São novas plataformas que estão vindo para revolucionar, o pessoal que faz outdoors, que pagam para anunciar na televisão, devem abrir seus olhos senão serão engolidos por aqueles que trabalham com o conceito digital.


- Quais dicas que você daria ao jovem que está começando na área?

Uns puxões de orelha são bons assim para dar uma acordada (risos). Se você pudesse aprender desde já que não somos melhores que ninguém por saber falar bem a língua portuguesa, mas ao mesmo tempo, como comunicadores, temos que saber perfeitamente o uso de nossa língua, já seria bom. Eu não posso escrever errado porque sou um comunicador, não posso falar errado porque eu sou um comunicador. Abuse das imagens porque isso também é comunicar, preste atenção em tudo que o cerca, pois, direta ou indiretamente, tudo é comunicação. Humildade sempre, procure ajudar muito aos outros, pois quem sabe, uma pequena ajuda hoje se torna uma nova empresa no futuro.

Além da criatividade e comprometimento, o que é essencial para um profissional da área?

É importante que você saiba um pouco de tudo, o profissional de publicidade tem que saber estatística, tem que saber as matérias “chatas” que podem aparecer em seu caminho durante a faculdade. Os professores irão influenciar bastante nessa hora, pois com bons professores, não existe matéria complicada.


- Sua agência é online e você trabalha com o chamado “home office”. O que é necessário ter para que este método de trabalho renda tanto quanto um office de uma agência?

Primeiro de tudo é fundamental que você tenha paz, que aquele espaço na sua casa seja um office mesmo, seja lá uma sala grande e espaçosa ou um apertado quartinho de empregada. Aquele espaço é exclusivo para seu trabalho, um lugar em que você entre e tranque a porta para ninguém entrar. Outro ponto muito importante é ser uma pessoa organizada e regrada, porque quando estamos em casa é natural que as vezes possamos perder o foco no objetivo principal, que, no caso, é o trabalho.


- Na sua opinião, qual é a importância do publicitário na sociedade?

Se partimos do pressuposto o desenvolvimento de um país depende do crescimento da sua economia, eu acho que a publicidade é fundamental num pais capitalista. Os sistemas de governo precisam comunicar coisas para a sociedade, em especial numa república capitalista como a nossa. Acho que é fundamental a atuação da publicidade para dizer para as pessoas aquilo que está disponível e onde podem adquirir soluções para os problemas da vida alheia, desde um regador para regar sua planta até um carro elétrico.

 Publicações Recentes 
bottom of page